Superior hierárquico: Secretário-Geral do Fórum Parlamentar da SADC
Critérios de elegibilidade: De acordo com a Política de Recrutamento do FP-SADC relativa à representação geográfica equitativa, apenas os cidadãos nacionais dos seguintes países são elegíveis a candidatar-se a este cargo: Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Eswatini, Madagáscar, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul e Tanzânia.
- Finalidade do cargo
Apoiar os parlamentos dos Estados-Membros da SADC em matéria de integração e implementação das políticas, estratégias e programas relacionados com as alterações climáticas, a sustentabilidade do meio ambiente e os DSSR. O cargo visa fortalecer as respostas regionais aos impactos das alterações climáticas no sector da saúde, concentrando-se nos DSSR, no aumento da resiliência e na promoção da colaboração inter-sectorial rumo ao desenvolvimento sustentável. De modo particular, o candidato seleccionado encarregar-se-á de auxiliar os parlamentares, os representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e outras partes interessadas a prosseguir iniciativas de advocacia a ser integradas nas políticas da DSSR visando a acção climática para garantir que as mulheres e as raparigas não sejam afectadas de forma desproporcionada pelas alterações climáticas e pelos impactos destas na vida humana.
- Principais deveres e responsabilidades
- Implementar a componente de alterações climáticas e do género prevista no Projecto de Governação dos DSSR e do Combate ao VIH e SIDA (2023-2026), que contempla a integração da participação das mulheres na acção climática, no planeamento da recuperação de desastres e na gestão de riscos.
- Apoiar a implementação da Estratégia e Plano de Acção da SADC para as Alterações Climáticas, com ênfase nas ligações com a saúde e o ambiente.
- Facilitar a integração das medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas nas políticas e sistemas de saúde pública.
- Promover sistemas integrados de aviso prévio, serviços climáticos para a saúde e prontidão regional para enfrentar doenças sensíveis ao clima, tais como, por exemplo, a malária, a cólera e o estresse térmico).
- Coordenar iniciativas regionais sobre saúde ambiental, qualidade do ar e controlo da poluição.
- Prestar apoio técnico aos parlamentos dos Estados-Membros para o desenvolvimento de infra-estruturas e serviços de saúde resilientes às alterações climáticas.
- Estabelecer a articulação com parceiros regionais e internacionais, doadores e partes interessadas no domínio dos programas sobre o ambiente e a saúde.
- Monitorizar e apresentar relatórios de balanço dos programas regionais afins, incluindo o Projecto de Governação dos DSSR e do Combate ao VIH e SIDA (2023-2026), e preparar resumos analíticos e recomendações de políticas.
- Prestar assistência à mobilização de recursos para responder a iniciativas sobre o ambiente e a saúde.
- Organizar reuniões, workshops e acções de reforço de capacidades regionais.
- Contribuir para o enriquecimento das políticas-quadro, das declarações e dos protocolos pertinentes da SADC.
- Qualificações, habilitações literárias e experiência
- Formação académica: grau de Mestrado, ou habilitações equiparadas, em Ciência do Ambiente, Alterações Climáticas, Saúde Pública, Saúde do Ambiente ou áreas afins.
- Experiência: possuir, no mínimo, de 7 anos de experiência relevante no campo das alterações climáticas e/ou ambiente e saúde.
- A experiência em trabalhar numa organização regional ou internacional constitui uma vantagem adicional.
- Competências
- Possuir uma profunda compreensão das interligações entre as alterações climáticas, o ambiente, o género e a saúde/DSSR.
- Ter familiaridade com os quadros internacionais (por exemplo, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (CQNUAC), a OMS, a IPPC e as políticas da União Africana.
- Possuir excelentes capacidades analíticas, de formulação de políticas e de redacção de relatórios.
- Ter competências sólidas de gestão e coordenação de projectos.
- Ter capacidade de trabalhar em várias disciplinas e com diferentes partes interessadas.
- Ter o domínio do inglês e conhecimentos de francês ou português é uma vantagem.
- Outros requisitos
- Vontade de viajar com frequência dentro da região da SADC
- Capacidade de trabalhar com parlamentares e de observar o decoro parlamentar
- Compromisso demonstrado com o desenvolvimento sustentável e a cooperação regional
Prazo de candidatura: 10 de Junho de 2025
Como se candidatar: Os candidatos interessados devem apresentar uma carta de apresentação, um Currículo Vitae detalhado e cópias de autenticadas de qualificações e habilitações literárias ao cuidado do correio electrónico , com cópia a . Os candidatos pré-seleccionados serão chamados para uma entrevista por formato virtual.
Obs.: O FP-SADC é um empregador de igualdade de oportunidades. Contudo, o FP-SADC reserva-se o direito de não marcar nenhuma audiência na sequência do presente anúncio de vaga.