FR

DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC SOBRE O DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A MARCAÇÃO DOS 16 DIAS DE ACTIVISMO CONTRA A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO ATÉ AO DIA DOS DIREITOS HUMANOS 25 DE Featured

DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC SOBRE O DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A MARCAÇÃO DOS 16 DIAS DE ACTIVISMO CONTRA A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO ATÉ AO DIA DOS DIREITOS HUMANOS  25 DE DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC SOBRE O DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A MARCAÇÃO DOS 16 DIAS DE ACTIVISMO CONTRA A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO ATÉ AO DIA DOS DIREITOS HUMANOS 25 DE SADC PF

Caros colegas/parceiros,

É com imenso prazer que divulgo esta Declaração aos Parlamentos Membros e parceiros na digna ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

No século XXI, África está pronta a transformar-se num centro global dinâmico que poderá constituir o motor económico da próxima revolução industrial. No entanto, continuam a existir grandes disparidades sociais que retiram poder às mulheres e as expõem a várias formas de violência. De acordo com o Grupo do Banco Mundial, a violência baseada no género (VBG) afecta pelo menos uma em cada três mulheres ao longo da vida e pode influenciar negativamente o PIB dos países. No seu caminho promissor para o progresso, África não pode falhar os seus cobiçados objectivos de desenvolvimento devido ao facto de a VBG constituir um obstáculo à plena emancipação das mulheres.

A este respeito, o Fórum tem defendido de forma consistente o empoderamento progressivo das mulheres a todos os níveis, com vista a eliminar os estereótipos patriarcais de género e a desmistificar tabus profundamente enraizados para que as mulheres sejam consideradas em pé de igualdade com os homens, especialmente em posições de tomada de decisão onde podem fazer a diferença. Além disso, o Fórum da SADC está também a adotar estratégias de domesticação para a implementação da Lei Modelo da SADC sobre VBG, que é um instrumento de referência que demonstra as vias legais, orçamentais e administrativas disponíveis para reforçar a proteção das mulheres. O Fórum reconhece que a violência contra as mulheres, sob qualquer forma, é brutal, inaceitável e incongruente com o tecido social contemporâneo e as aspirações de uma sociedade moderna.    

Neste sentido, o Fórum da SADC associa-se plenamente à campanha UNiTE (25 de novembro a 10 de dezembro de 2023), que se centra na necessidade de os Governos investirem na prevenção da violência contra as mulheres e as jovens raparigas. Investimentos consistentes são de facto necessários para que a VBG seja eliminada até 2030, em conformidade com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável. Os parlamentares são, portanto, chamados a agir profusamente para legislar a favor da proteção das mulheres e a responsabilizar os governos pela necessidade de sustentabilidade nas medidas anti-VBG que respondem ao contexto doméstico. Além disso, os parlamentares são encorajados a atuar como líderes de pensamento e defensores da representação das necessidades das comunidades e a assegurar que as campanhas contra a VBG sejam divulgadas nas línguas e nos contextos mais favoráveis e acessíveis aos cidadãos.

Os 16 dias de ativismo contra a VBG também terminam com o Dia dos Direitos Humanos, a 10 de dezembro. Embora a VBG também seja considerada uma violação dos direitos humanos, o Dia dos Direitos Humanos em 2023 comemorará 75 anos da existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é o texto fundamental que garante a igualdade, as liberdades humanas e a justiça para todos, sem discriminação.

Por conseguinte, não pode haver melhor ocasião para o Fórum e os parceiros reunirem a energia cinética para apoiar e liderar estratégias para acabar com a VBG e as suas causas profundas na África Austral.

Os melhores cumprimentos,

Boemo SEKGOMA (Sra.)

SECRETÁRIA-GERAL

 

DECLARAÇÃO DA SECRETÁRIA-GERAL DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC SOBRE O DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A MARCAÇÃO DOS 16 DIAS DE ACTIVISMO CONTRA A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO ATÉ AO DIA DOS DIREITOS HUMANOS

 

                     

 

À propos de nous

Le Forum parlementaire de la Communauté de développement de l'Afrique australe (SADC PF) a été créé en 1997 conformément à l'article 9 (2) du Traité de la SADC en tant qu'institution autonome de la SADC. Il s'agit d'un organe interparlementaire régional composé de treize (14) parlements représentant plus de 3500 parlementaires dans la région de la SADC.

Nous contacter

Adresse: ERF 578, Love rue près de Robert Mugabe Avenue Windhoek, Namibie

Tél: (+264 61) 287 00 00

Email: