Comunicado De Imprensa Declaração Do Fórum Parlamentar Da SADC Sobre As Proibições De Viagens
Comunicado De Imprensa Declaração Do Fórum Parlamentar Da SADC Sobre As Proibições De Viagens
WINDHOEK, NAMÍBIA: Domingo, 28 de Novembro de 2021 O Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral tem consciência de que a pandemia de Covid-19 está a causar receios e tensões, sobretudo com a recrudescência de novas variantes do vírus.
Embora a saúde pública continue a ser uma prioridade, o Fórum considera que é preciso confiar sempre em dados científicos e empíricos comprovados, tais como os que são emitidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), antes de se impor proibições de viajar que possam parecer injustas ou severas para alguns países. A necessidade da cooperação internacional na partilha de informação reforça a recente medida tomada pelo Grupo dos Países da SADC na Assembleia da União Interparlamentar (UIP) realizada de 26 a 30 de Novembro de 2021 em Madrid, Espanha, que apelou para maior igualdade na aquisição e distribuição de vacinas de Covid-19.
O referido apelo reitera a reflexão feita de que ninguém é seguro até que todos sejam protegidos contra a Covid-19. De facto, se houvesse igualdade perante as vacinas, o vírus poderia há muito ter sido submergido em vez de continuar a fazer mutações para variantes perigosas em alguns países.
O debate da Assembleia Geral da UIP, que reuniu todos os Parlamentos do mundo, considerou por unanimidade esta questão como um ponto de emergência. É indiscutível que os formuladores de políticas, funcionários, bem como os parlamentares da região da SADC estão a interagir com os seus homólogos para reagir à proibição de viajar e procurar soluções para viagens seguras.
É imperioso que sejam encontradas medidas de reparação, sobretudo tendo em consideração os direitos humanos dos viajantes que estão encalhados em paragens no estrangeiro até que voltem a ser abertas rotas de vôos de retorno para os seus países. Talvez a pergunta mais importante neste momento seja a de saber qual é a vacina que oferece a melhor resposta às novas variantes, e se existe um conhecimento desta informação, devem ser desdobradas estratégias vacinais visando dar a devida resposta.
As proibições de viagem nunca favorecem a economia, quer seja a economia do país que as impõe, quer a do país afectado. As proibições de viajar têm também um efeito devastador para as companhias aéreas que estão em apuros para se manterem à tona e se reconstruírem depois de quase 2 anos de abrandamento de deslocações.
Importa, portanto que as proibições sejam apenas impostas com base em informações verificadas e fiáveis que tenham de preferência sido homologadas pela OMS.
Para o agendamento de entrevistas pelos órgãos da comunicação social com a Secretária-geral do Fórum Parlamentar da SADC, Sra. Boemo M. SEKGOMA, favor entrar em contacto com: Modise Kabeli, pelo terminal telefónico: +27817159969 ou pelo e-mail: or
SADC Parliamentary Forum
Website: www.sadcpf.orgLatest from SADC Parliamentary Forum
- Speaker says SADC Regional Parliament no threat to national sovereignty
- SADC PF mourns the passing of Clerk of the National Assembly of Zambia
- “Are we really here?” – Katjavivi reacts to transformation of SADC PF
- SADC urges swift ratification of all regional treaties
- Botswana Speaker says SADC Regional Parly will boost citizens’ participation