Embora o Fórum tenha defendido consistentemente a plena implementação dos direitos consagrados na Carta Africana da Juventude e noutros instrumentos relacionados com a juventude, esta augusta ocasião é mais uma oportunidade para manifestar e reiterar o nosso compromisso inabalável para com a educação e a capacitação dos jovens.
A este respeito, associamo-nos plenamente ao tema da ONU intitulado "Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais dos Jovens para o Desenvolvimento Sustentável", que revela a importância da educação digital dos jovens e do reforço das suas capacidades, que podem inegavelmente traduzir-se em progresso socioeconómico e numa melhoria da qualidade de vida dos cidadãos em geral.
Os jovens representam a nova geração de pessoas que cresceram expostas a sistemas digitais, seja sob a forma de computadores de secretária, smartphones ou computadores portáteis, e que receberam formação para adquirir competências digitais e baseadas na Web. Nesta fase do desenvolvimento progressivo de África, é imperativo que todos os potenciais de aprendizagem e transformação digital sejam aproveitados pelos jovens, de modo a que tanto homens como mulheres, rapazes e raparigas, estejam igualmente familiarizados com as competências digitais e participem equitativamente nas conquistas do sector das TIC.
Para aproveitar as oportunidades que o sector das TIC representa para a África, é necessário que os jovens recebam formação em Inteligência Artificial, cibersegurança, codificação de software, web design e outras competências essenciais a nível de TI que sustentam o sector das TIC. O Fórum incentiva os Parlamentos nacionais a promoverem comissões específicas que possam examinar iniciativas jurídicas e políticas digitais e apresentar recomendações à Assembleia Plenária para deliberações abrangentes que devem incluir as vozes dos jovens.
A integração dos percursos digitais dos jovens nas agendas governamentais e no desenvolvimento sustentável é um exercício contínuo que deve ser considerado prioritário por todas as partes interessadas. A este respeito, o Fórum está profundamente empenhado no desenvolvimento e capacitação universal da juventude e continuará a apoiar os seus Parlamentos Membros e parceiros a trabalharem para a realização desse nobre objectivo.
Feliz Dia Internacional da Juventude de 2024!
Com os melhores cumprimentos,
Senhora Boemo SEKGOMA
SECRETÁRIA-GERAL